O Blog Mudou de URL! Eis o novo endereço ► Blog Cellar Door

segunda-feira, outubro 13, 2014

Resenha: O Guia do mochileiro das Galáxias


    "Existe uma teoria que diz que, se um dia alguém descobrir exatamente para que serve o universo e porque ele está aqui, ele desaparecerá instantaneamente e será substituído por algo ainda mais estranho e inexplicável. Existe uma segunda teoria que diz que isso já aconteceu."

     O guia do Mochileiro das Galáxias é uma série de livros de ficção científica escritos por Douglas Adams que originalmente era transmitida pela rádio, e que mais tarde foi adaptada para outros formatos, livros, jogos, series para tv, filmes e HQ's. Adams começou a escrever O Guia no final dos anos 70 e só terminou 13 anos depois, quando em 2001 morreu de um ataque cardíaco


   Eu comecei minha viajem pela galáxia junto á minha toalha á alguns meses atrás, ano passado na verdade, e ela só teve fim ontem, quando finalmente terminei de ler o ultimo livro da saga intergaláctica mais famosa do universo. O que impressiona na história é que, mesmo sendo escrita a quase cinquenta anos continua sendo muito atual, é o tipo de jornada atemporal que não importa a  época em que você leia, ela sempre irá tratar de assuntos polêmicos e discutidos por todos, como a vida o universo e tudo mais, de forma irônica e bem humorada.



    
    Tudo começa com Arthur Dent, um britânico que só quer levar sua vidinha comum em sua casinha comum bebendo seu chá. Mas a vida aparentemente perfeita de Arthur parece desmoronar quando seu planeta, a Terra, é demolida por seres intergalácticos para dar lugar a uma via expressa hiperespacial. Felizmente - ou não - Arthur consegue escapar, graças ao seu amigo (e sua toalha - objeto muito importante para todo mochileiro), também alienígena, Ford Prefect. E é ai que as desgraças começam, elas seguem Arthur, que não é lá muito aventureiro, e junto do cara de roupão  - um guia, uma toalha e um peixe babel -  conhecemos o Presidente da Galáxia, Zaphood Beblebox, Trillian, aparentemente a ultima humana sobrevivente depois de Arthur, Marvin ♥ um robô super inteligente e por isso depressivo, os Vogons, Elvis Presley e até o Thor, em torno de aventuras e questões filosóficas como a vida, política, religião e relógios digitais.


E tem outra coisa...

    O final de Praticamente Inofensiva, quinto e ultimo livro da serie do Guia é um tanto quanto sombria, o próprio Adams não estava satisfeito e planejava mais um livro para essa trilogia, mas com sua morte isso nunca aconteceu. Foi quando Eoin Colfer surgiu e, com autorização da família de Douglas e afins, escreveu E Tem Outra Coisa. 
    É de se esperar algum estranhamento dos fãs da saga ver um novo autor escrevendo sobre personagens já tão bem conhecidos. Confesso que no inicio não queria ler, mas o livro foi parar em minhas mãos e a curiosidade foi maior. Colfer consegue dar vida pela ultima vez ao universo dos mochileiros, implanta novos elementos e deixa a leitura leve e divertida, mesmo assim, muito longe da complexidade de Adams. Senti falta dos personagens principais, como o Arthur e Ford, que parecem servir apenas como plano de fundo para o desenrolar da historia sobre a fundação de um planeta, que serve de critica á religião e á política.

    Enfim, os infortúnios intergalácticos de Arthur são um clássico da ficção científica, a toalha é o símbolo do orgulho nerd, com seu próprio dia comemorativo, que já foi citado aqui antes. Douglas Adams conseguiu transportar milhares de fãs de ficção pela galáxia´, "previu" os e-books e  quem sabe o que mais, talvez algum dia estaremos viajando com ajuda de geradores de improbabilidade finita.

Até mais, e obrigada pelos peixes!

Nenhum comentário :

Postar um comentário


Blogger news