O Blog Mudou de URL! Eis o novo endereço ► Blog Cellar Door

terça-feira, agosto 25, 2015

Clube do Filme: Top 5 animações em stop motion


    Quem me conhece sabe, eu amo animações. Todo mundo cresceu assistindo desenhos e de uma forma ou de outra eles acabam nos influenciando. No meu caso uma das razões de querer trabalhar com ilustração. Resolvi então escrever sobre minhas animações em stop-motion favoritas, que eu já vi milhões de vezes, não canso de ver e assistiria milhões de vezes mais.

    Pra quem não sabe, stop-motion é a técnica de filmagem quadro a quadro, utilizando materiais diversos, maleáveis e resistentes, cada segundo de filme corresponde a aproximadamente 24 quadros ~ trabalhão.

Eis a lista, sem ordem de preferência:


A Noiva Cadáver 

    A noiva cadáver é um filme de 2005 produzido e co-dirigido por Tim Burton. Conta a história de um cara atrapalhado ~Victor~ que acaba, acidentalmente, se casando com uma mulher morta. O que eu mais gosto no filme é da atmosfera sombria ambientada em um vilarejo na era vitoriana que combina perfeitamente com a tema da morte abordada no roteiro. Houve uma época em que assitia a esse filme todas as semanas com minha irmã, resultado: decorei todas as falas, músicas e trilha sonora.



Coraline

    Ok, Coraline é um dos meus livros e personagens favoritas. E não é só  porque o nome dela é parecido com o meu. O fato dela ter uma personalidade incrível também é um ponto forte pra me fazer amar ainda mais esse filme.  Um erro comum que todo mundo comete é achar que Coraline é dirigido pelo Tim Burton, mas não é, o diretor se chama Henry Selick, que também dirigiu O Estranho Mundo de Jack, que todo mundo acha ser dirigido pelo Tim Burton, que apenas escreveu o roteiro/ produziu o filme ~ufa. Baseado no livro de Neil Gaiman, Caroline e o Mundo Secreto é de certo modo sombrio e nonsense, uma espécie de Alice no País das Maravilhas de cabelo azul, onde ela encontra uma porta que a leva a um mundo perfeito onde todos tem olhos de botão, mas se quiser viver lá terá que costurar botões em seus olhos também.



Mary & Max

    Faz pouco tempo que assisti esse filme mas ele já ganhou espaço no meu coração. Mary & Max não é uma animação destinada às crianças, muito pelo contrário, de um humor negro e tom depressivo conta a história de uma garotinha australiana desajustada  que começa a se corresponder com um novaiorquino solitário e ao longo dos anos constroem uma grande amizade. O filme possui uma atmosfera sombria, retratando um mundo por vezes engraçado ao olhar inocente de Mary ou caótico aos olhos do ansioso Max. Esse filme mexeu profundamente com meu psicológico, é cativante, engraçado e triste. Triste.



Vincent 

   Vincent não um filme, mas um curta, o primeiro, dirigido por Tim Burton, baseado em um poema escrito pelo mesmo e narrado por Vicent Price, o qual Burton era muito fã. Fala sobre o estranho Vincent, um garotinho comum e educado mas que tinha grande desejo de viver em meio às sombras e terrores como nos seus filmes de terror favoritos, refletindo a própria infância do diretor.




O Fantástico Sr. Raposo 

    Dirigido pelo fantástico Wes Anderson♥ , que vai sem dúvida ganhar um post só sobre seus filmes mais tarde, O Fantástico Sr. Raposo possui uma paleta de cores impecável e roteiro original característicos do diretor, assim como seus maneirismos de câmera. Fala sobre famílias de animais lutando pela sobrevivência, se rendendo aos instintos selvagens, alugando casas e assaltando supermercados.



Existem várias outras animações incríveis que vale a pena assistir, como O Estranho Mundo de jack, Paranormam, Os Boxtrolls, Frankeweenie, e por aí vai. Qual a animação no estilo que vocês mais gosta?

Nenhum comentário :

Postar um comentário


Blogger news